top of page

O ensino de ciências e a coordenação motora: um grande laboratório de aprendizagem

capa02.png

Publicado Dez 18, 2021

Lucas Peres Guimarães

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

lucaspegui@hotmail.com

RESUMO

Esse artigo é um relato de experiência de um pai, professor de química do Ensino Médio que mudou a sua carreira para dar aula para crianças com o objetivo de usar a Ciência como meio de desenvolvimento das crianças e do seu filho, Antônio, autor e sujeito dessa pesquisa, que não terá fim. Antônio desde o nascimento seguiu caminhos singulares para a sua aprendizagem, ou seja, o jeito que aprendia era diferente do que era esperado, com a entrada da escola, ficou claro que sua autoestima estava baixa, pelo fato no foco da escrita que a escola dava e o Antônio queria brincar. Com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a mobilização da escola frente ao foco necessário teve que ser outro e paralelamente, foi sendo trabalhado aquisição de habilidades motoras que são necessárias para o processo da escrita, e isso, foi realizado através de experimentos de ciências para fornecer o contexto necessário e desafiador para o Antônio.

 

Palavras-chave: TEA, escrita, escola.

Como citar

Guimarães. P. G. (2021). O ensino de ciências e a coordenação motora: um grande laboratório de aprendizagem. Revista Neurodiversidade, 2(1), 1-11.

Edição

V. 2, n. 1 (2021): Revista Neurodiversidade (ISSN 2764-5622)

Copyright ©

Todos os direitos reservados

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

A reprodução total é expressamente proibida.

A reprodução parcial é permitida sendo obrigatória a citação dos autores e da revista.

REFERÊNCIAS

Ayala, F. J.(1996) Introductory essay: the case for scientific literacy. World Science Report, Paris: UNESCO.

Silveira, F. da S.; Evangelista, P.H. (2013) As habilidades motoras e a construção da aprendizagem da escrita e da leitura: um estudo descritivo-exploratório com alunos do 2º e 3º ano de uma escola do ensino fundamental do município de Balneário Pinhal, RS.EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 187.

Soares M.(2003) Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais.

______ (2007)Alfabetização e letramento. 5ª Ed. São Paulo: Contexto.

bottom of page