Resenha de livro
Crianças de Asperger: as origens do autismo na Viena nazista
Publicado Dez 18, 2021
Beatriz Lopes Porto Verzolla
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Cristiano de Oliveira
Universidade Federal de São Paulo
RESUMO
Escrito pela historiadora Edith Sheffer, especialista em História da Alemanha e da Europa Central, o livro tem como objetivo apresentar as relações entre a construção do diagnóstico de autismo, as formas de intervenção destinadas a crianças que se enquadravam em determinado grupo de características e os eventos ocorridos durante o período nazista. A obra se destaca pela composição de documentos históricos (arquivos biográficos, arquivos estatais, jornais de livre circulação, prontuários, cartas e relatos pessoais de sobreviventes do regime nazista) em uma narrativa que busca estabelecer relações entre os valores cultivados na Alemanha nazista e o conceito de psicopatia autista proposto por Asperger, bem como suas propostas de intervenção e pesquisa.
Como citar
Verzolla. B. L. P.; & Oliveira, C. de (2021). Resenha de livro Crianças de Asperger: as origens do autismo na Viena nazista. Revista Neurodiversidade, 2(1), 1-4.
Edição
V. 2, n. 1 (2021): Revista Neurodiversidade (ISSN 2764-5622)
Copyright ©
Todos os direitos reservados
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
A reprodução total é expressamente proibida.
A reprodução parcial é permitida sendo obrigatória a citação dos autores e da revista.
REFERÊNCIAS
Sheffer, Edith. Crianças de Asperger: as origens do autismo na Viena nazista. Tradução de Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: Record, 2019.